Como desentupir o vaso sanitário com sal?

Como desentupir o vaso sanitário com sal? O sal é um dos métodos caseiros mais populares para desentupir encanamentos e tubulações. Trata-se de um composto químico formado pela união de íons de sódio e cloro, conhecido quimicamente pelo termo cloreto de sódio (NaCl). 

Quando utilizado corretamente, torna-se uma solução eficaz para desentupimento de privadas, vaso sanitário e canos no geral. Mas, como usar? É sobre isso que falaremos neste material. 

O sal é atrelado a vários métodos caseiros, como em combinação com água quente, bicarbonato de sódio, vinagre ou até mesmo sozinho. Sua ação está relacionada à sua capacidade de dissolver e quebrar materiais orgânicos, como gordura, óleo e restos de alimentos.

Tem a capacidade de se unir às moléculas de água, formando uma solução com maior poder de limpeza. Quando misturado com água quente, desloca os resíduos presentes no encanamento, possibilitando a sua saída.

Vale salientar que, apesar de ser uma solução prática e barata, seu uso para desentupir canos deve ser realizado com os devidos cuidados, em quantidades adequadas. O excesso de sal corroe as tubulações e causa impactos irreparáveis ao sistema hidráulico.  Consultar um especialista acaba sendo a solução a longo prazo. 

🚽 É uma solução caseira eficaz para desentupir canos e tubulações, principalmente quando utilizado em combinação com outros ingredientes.  🚽

Passo a passo para desentupir vaso sanitário com sal

Existem diversas técnicas que podem ser usadas para o desentupimento, uma das principais delas é com auxílio do sal de cozinha. O sal é um produto de fácil acesso, barato e encontrado em qualquer supermercado ou loja de produtos online. Além disso, é um desinfetante natural, outro benefício de ouro!

Para usar o sal como método de desentupimento, siga alguns passos simples. Deixamos tudo o que você precisa abaixo:

  • Verifique o nível de água no vaso sanitário. Caso esteja muito alto, esvazie-o com um balde ou concha destinada para este fim. 
  • Adicione uma xícara de sal na água do vaso sanitário.
  • Deixe a mistura agir por 30 minutos, tempo necessário para que o sal penetre na matéria orgânica (se for um objeto a causa do entupimento, o uso de NaCl não fará efeito, viu?)
  • Ferva dois litros de água e adicione. Espere alguns minutos, dê descarga.
  • Se o vaso sanitário ainda estiver entupido, repita o processo.

Salientamos: o sal não é uma técnica infalível e pode não resolver o seu problema! Em alguns casos, não é  suficiente para desentupir completamente. Se, após algumas tentativas o problema persistir, busque ajuda de uma desentupidora especializada para evitar quaisquer transtornos. 

→ Essa é uma técnica simples e econômica, que pode ser útil em muitas situações mais superficiais. ← 

Principais erros ao tentar desentupir o vaso sanitário sozinho

Embora seja possível realizar o desentupimento em casa, esses métodos caseiros acabam resultando em erros que podem causar mais danos do que soluções.

Um dos principais erros cometidos é o uso excessivo de produtos químicos, como a soda cáustica, que corroe as tubulações de forma irreversível. Já pensou ter que fazer uma reforma hidráulica apenas por causa disso e gastar muito $$? Isso é mais comum do que parece. Além disso, esses produtos são tóxicos, representando um risco para a saúde das pessoas e animais de estimação.

Outro erro comum é o uso de objetos pontiagudos ou metálicos, como arames. Esses objetos arranham superfícies internas do encanamento, danificam os canos e, em alguns casos, causam vazamentos de água e esgoto. Logo logo verá os problemas com infiltração!

O uso de objetos improvisados, como garrafas PET, também é problemático. Esses objetos podem se quebrar no vaso sanitário, aumentando a dificuldade para resolver a situação. Pior ainda é se for para a rede de esgoto!

Um erro grave é não reconhecer a necessidade de chamar uma desentupidora profissionalCaso os métodos caseiros não funcionem, reconheça que a situação requer a intervenção de um profissional especializado, que possui as ferramentas e conhecimentos necessários para resolver o problema de forma rápida e objetiva. 

Caso os métodos caseiros não funcionem, não hesite: chame uma desentupidora profissional para garantir a resolução do problema de forma adequada e segura.

Como contratar uma desentupidora para desentupimento de vaso sanitário?

Quando se trata de encanamento e entupimento, a melhor solução é contratar uma desentupidora profissional. Escolha a empresa certa para garantir que o trabalho seja feito corretamente e não tenha problemas futuros.

A seguir, confira algumas dicas importantes a serem consideradas no momento de contratar uma desentupidora:

  • Pesquise empresas confiáveis: faça uma pesquisa online no Google Maps, peça recomendações de amigos e familiares sobre empresas de desentupimento confiáveis e bem avaliadas na sua região. 
  • Verifique a experiência da empresa: procure saber quanto tempo a empresa tem no mercado, se tem experiência em lidar e resolver as suas necessidades. 
  • Certificações e licenças: verifique se a empresa possui as certificações e licenças necessárias para atuar na área de desentupimento. Estamos nos referindo à licença sanitária, alvará de funcionamento e o registro nos órgãos reguladores. Veja se emitem nota fiscal.
  • Atendimento ao cliente: avalie a qualidade do atendimento ao cliente, se respondem rapidamente, se são atenciosos para auxiliar o cliente, se estão realmente se mostrando dispostos a ajudar. 
  • Orçamento detalhado: solicite um orçamento detalhado, que inclua o preço dos serviços e materiais que serão utilizados. De preferência, peça para que a empresa envie por email, para que tudo fique registrado e que, se o serviço  não for cumprido, você pode exigir seus direitos. 
  • Garantias: há garantias do serviço prestado? A lei prevê a garantia de ao menos 3 meses para bens duráveis e 1 mês para serviços não duráveis. 
  • Equipamentos e tecnologia: possuem os equipamentos e tecnologias necessárias para realizar o serviço? Isso fará toda a diferença no resultado final. 

Ao seguir esses passos, assegura que está contratando uma empresa de desentupimento realmente qualificada para resolver todas as suas necessidades com excelência!

E então, alguma dúvida sobre como desentupir vaso sanitário com sal? Comente aqui conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *